Começar a ler quadrinhos é um desafio e tanto. Primeiro, temos a dificuldade de nos situar, depois precisamos de dinheiro se quisermos comprá-los, e logo é necessário saber onde procurar, por último é preciso tempo e interesse, muuuuuito interesse. Mas não se preocupem, estamos montando guias de leituras de nossos personagens favoritos para deixar a primeira parte um pouco mais fácil, e hoje iniciamos mais uma lista seguindo nosso jeitinho básico de deixar um fã novato pelo menos por dentro das principais aventuras do Espetacular Homem-Aranha!
Mergulhar nesse mundo é mais complexo do que se imagina, a maioria dos personagens são tão velhos quanto nossos pais, e alguns tem a mesma idade que nossos avós (assumindo que você leitor novato possui uma média de idade próximos aos 20 anos, talvez). Esses dias eu estava relendo a Saga Original do Clone, envolvendo o Homem-Aranha, e percebi que a história foi publicada em 1974, então fiquei pensando o quanto o mundo era diferente naquela época, imaginando o que estariam fazendo meus pais naquele mesmo dia em que o Justiceiro estreava oficialmente numa revista para enfrentar o Cabeça de Teia. Eu sei que é meio viagem da minha parte ficar divagando essas coisas, mas é curioso como a mídia, principalmente a cinematográfica, é capaz de levar tantos jovens a ler algo que saiu décadas antes de seu nascimento. Livros sempre fizeram isso, eu sei. E sem querer menosprezar os quadrinhos, mas será mesmo que os autores pensariam que algum dia uma pessoa nascida no século 21 estaria lendo seus diálogos datados, apreciando sua arte ultrapassada, e se divertindo com piadas velhas?
Espero que tenham entendido minha reflexão, caso não, deixem para lá e seguiremos com nosso guia. O motivo dessa fantasia toda é dizer para você, jovem Padawan no mundo dos quadrinhos... que você irá ler muita coisa antiga sobre o Aranha se quer mesmo entender as responsabilidades do poderoso Peter Parker. Afinal, são quase 60 anos de teia grudada nos prédios e piadas infames!
E até por isso não dá para indicar tudo que queremos para não ficar muito extenso, e a maioria dos títulos que listamos pode ser encontrado para venda principalmente pelas editoras Panini e Salvat.
Ponto de Partida:
O Homem-Aranha teve diversas atualizações sobre suas origens no decorrer desses anos todos, mas não tem como negar que é a melhor origem é justamente a original escrita pelo genial Stan Lee e desenhada pelo ícone Steve Ditko na famosa Amazing Fantasy #15. Tudo o que motiva e o que compõe o personagem está lá. Peter Parker e Homem-Aranha, uma dualidade explorada de maneira épica, cheia de drama e empolgante aventura que nos leva numa agradável Jornada do Herói. Seu mundo crível se mistura com o nosso, e sem demora leitor e personagem se entendem facilmente. Foi um sucesso estrondoso na época, e por isso ganhou um quadrinho solo com as mesmas mentes criativas. E pasmem, nas edições seguintes, a dupla apresentou um leque de vilões que seguem ameaçando o Teioso até os dias de hoje, uma explosão de criatividade vilanesca! Ou seja, não há nada melhor para um iniciante começar a ler daqui. Sim, pode ser um pouco datado, mas não se pode perder a chance de conhecer a essência do personagem, ou melhor, do mundo em que ele vive! Para achar essas histórias atualmente para comprar não é tão difícil, mas prepare o bolso.
O Espetacular Homem-Aranha: Edição Definitiva Vol 1
Homem-Aranha: Antologia (essa edição possui várias histórias, sendo a primeira delas, a origem original)
Recentemente a Marvel Comics lançou a fase Fresh Start em suas revistas mensais, e o título do Homem-Aranha também está nessa. Ou seja, é uma das melhores maneiras para começar a acompanhar o aracnídeo em suas aventuras, afinal o objetivo dessa fase é meio que atrair novos leitores sem que eles precisem saber tudo sobre o passado do personagem. Obviamente, o que aconteceu terá relevância, mas não tanto como antes. Essa fase já chegou no Brasil, escrita por Nick Spencer, atualmente está no volume 3 (de acordo com a data de publicação desse texto), iniciando no título Retorno às Origens, com ótimo acabamento e sendo bem divertido, sem falar no preço que cabe no bolso!
Conhecendo o Homem-Aranha:
Certo, conhecer o Homem-Aranha é como se aprofundar na própria mente. Mas tudo bem, não vamos fazer uma sessão de psicanálise agora, não é? A verdade é que a pessoa por trás da máscara é comum como qualquer outra de sua idade. Peter possui sonhos, planos, ambições, paixões, amores, quer sempre ajudar os outros, é gentil e um bom amigo. Mas também passa por maus bocados, problemas financeiros, azar, medo, raiva, amargura, arrependimentos, o destino lhe deu perdas e consequências de seus atos que, heroicos ou não, o levaram a ter uma vida dupla, conturbada, mas honrada. Pois não importe o que signifique perder, ser difamado ou desrespeitado, com grandes poderes... vocês já sabem, não é mesmo? Eis a lista para entender isso melhor. Os que estão entre parênteses são grandes sagas envolvendo os heróis da Marvel, mas que possuem eventos de suma importância para o Aranha.
-A Morte de Gwen Stacy
-A Saga Original do Clone
-(Guerra Secreta)
-A Morte de Jean DeWolff
-O Casamento
-A Saga do Clone II
-Caído Entre os Mortos
-(Guerra Civil)
-Um Dia a Mais
-Último Desejo
-A Sorte dos Parker
Conhecendo os Inimigos:
Como já mencionado, Stan Lee e Steve Ditko criaram uma lista extensa de inimigos mortais para o Amigão da Vizinhança logo nos primeiros anos, mas isso não quer dizer que seus sucessores não revelaram criações tão boas quanto! Porém, o caçador Kraven veio pelas mãos da dupla lendária, e quando J. M. DeMatteis pôde escrever o vilão em uma de suas histórias, tivemos talvez o melhor quadrinho já publicado para o Aranha (para mim com certeza é), e que encabeceia essa lista. Não podemos nos esquecer de Venom, que curiosamente foi produto de várias mentes, como Randy Schueller (design inicial, o fã que vendeu o personagem para a Marvel por 220 dólares), depois David Michelinie que introduziu o personagem junto com Mike Zeck (desenho do uniforme alienígena), e por fim imortalizado por Todd McFarlane (design novo com músculos e dentes afiados, e meu ilustrador favorito do teioso). E o mais recente talvez seja Morlun, um ser poderoso caçador de Homens-Aranha (o que é uma deixa para os eventos do Aranhaverso), criado por J. Michael Straczynski e John Romita Jr. A lista também conta com a batalha mortal entre Homem-Aranha e Duende Verde, e uma saga espetacular no qual Otto Octavius assume o corpo de Peter e o traje do Homem-Aranha para se tornar um herói superior.
-A Última Caçada de Kraven
-O Nascimento de Venom
-Meu Melhor Inimigo
-A Vingança do Sexteto Sinistro
-De Volta ao Lar
-O Homem-Aranha Superior
Conhecendo o Aranhaverso:
Tá, aqui é onde a coisa começa a embaçar, complicar e enrolar. Mas tenho uma boa notícia para você, se chegou aqui, se chegou até o Aranhaverso, parabéns! Você realmente é um fã dedicado desse universo extremamente rico do nosso adorado Cabeça de Teia. Claro que há outros personagens que possuem habilidades similares ao de Peter e por isso também utilizam o nome de Aranha como um codinome heroico, como a própria filha dele. E aqui vai alguns deles para você conhecer melhor!
-Os Heróis Mais Poderosos da Marvel - Mulher-Aranha
-Os Heróis Mais Poderosos da Marvel - A Garota-Aranha
-Os Heróis Mais Poderosos da Marvel - Aranha-Escarlate
Bem, o Aranhaverso existe há mais tempo do que se imagina, mas ultimamente ganhou muita visibilidade, e até mesmo uma saga própria nos quadrinhos. Sem falar que Miles Morales, o Homem-Aranha do universo Ultimate, caiu no gosto do povo, e ganhou recentemente um genial longa animado. Lá conhecemos alguns dos Homens-Aranha que existem nessa enorme rede de teia. E aqui está uma boa lista para ir mais fundo na toca do coelho, ou aranha, como quiser.
-Homem-Aranha 2099 - Início
-A Coleção Definitiva do Homem--Aranha - Noir
-A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel - Quem é Miles Morales?
-Prelúdio para o Aranhaverso
-A Saga do Aranhaverso (são 26 edições que se iniciam em A Caçada Começa)
-Gwen-Aranha vol1
Aqui finalizamos nosso guia para o Homem-Aranha. Lembrando que os títulos aqui indicados são apenas uma base para melhor entendimento do personagem e seu universo. Tentei colocar em ordem cronológica, mas claro, o importante é ler de alguma forma. Também aconselho a leitura de arcos solos dos outros personagens. Eles bebem da fonte de Peter, mas são tão interessantes quanto, principalmente a Mulher-Aranha!
Obrigado pela leitura. Acha que faltou algo? (com certeza falou, eu sei) mas acha que faltou algo primordial? E daqui, já leu todos? Muito bem! Não se esqueçam de estudar e pagar as contas, se possível façam o bem ao próximo. Por que estou dizendo isso? Oras, qualquer um desse tipo pode vestir a máscara e ser o Homem-Aranha. É isso que faz o personagem ser tão genial!
Comments