Não se Kahle
Hoje não é o dia da mulher. Hoje é o dia de lembrar da importância de ser mulher! Tantas heroínas da vida real que lutaram para que hoje pudéssemos celebrar essa data em memória de seus feitos, mas que, como sempre, foram omitidas da história e mais uma data se perdeu de significado.
Há algumas semanas me deparei desacreditada no feminismo, completamente cética quanto a mudança da sociedade. Acordei decidida a não me envolver em mais nenhuma militância, foi quando me deparei com essa frase numa lousa branca:
"Não se kahle"
E foi como em um filme de super herói, eu me levantei.
Somos, constantemente, levadas a crer que não vale a pena, que não vai acontecer, que é impossível, que não somos capazes...Claro que isso afeta todos, mas quando se trata de uma minoria feminina- que na verdade é maioria- isso é elevado a potência máxima. Crescemos acreditando que devemos ser X coisa, ter Y comportamento, e que W e Z são coisas de meninos. Crescemos acreditando que não devemos falar.
Não se kahle
Fale, dance, cante, leia, estude, seja você mesmo! Independente do que gosta ou do que escolher, você tem o direito de ser o que quiser. Você pode!
Acredite!
Por essas e outras razões que hoje o mundo geek está sendo dominado pelas mulheres, personagens que antes eram meros objetos sexuais agora são símbolos de emponderamento. A simbologia ideológica que Marston empregou na primeira heroína da história, Mulher-Maravilha, está acontecendo. E por mais que pareça desanimador, não pare de crer, não pare de lutar, lembre- se de tantas outras que batalharam em tempos piores, honre essa militância!
E não estou falando que você deve mostrar os peitos, muito menos que tem que parar de se depilar- feminismo não é isso- são apenas decisões próprias que são apoiadas pela ideia primordial do feminismo "somos livres para sermos o que quiser". Estou falando de uma batalha em prol de você mesma, em prol do seu sonho, da sua liberdade e do seu pleno direito de viver. Em prol da sua DIGNIDADE.Seja você!
Também não estou falando de igualdade. Se for olhar Mulher-Maravilha é igual a Superman, no quesito pode, mas então por que ela não tem o mesmo tratamento? Não temos dignidade. Não somos consideradas dignas de respeito, não somos consideradas dignas para exercer certas funções, não somos consideradas dignas de sermos SERES HUMANOS.
Você pode estar achando isso uma loucura, mas a verdadeira luta não é pela igualdade, é pela dignidade, é pela autarquia, ou seja, a afirmação do ser mulher.
E se você ainda ache que eu estou viajando só lembre de algumas coisas, quando um homem é abusado o que dizem? "Foi tratado igual mulherzinha". Quando alguém fraqueja, o que falam? Correu/bateu/fez n coisas que nem mulherzinha.
Não se nasce mulher, e essa é a maior verdade.
Não é sobre mudar o mundo, é sobre olhar para dentro de si e ver a necessidade de mudança, é ver a necessidade de tirar os vários rótulos impostos a nós, é ir fundo e se auto descobrir. É sobre mudar você e assim fazer a mudança acontecer por onde você passar.
Nessa data relembre o quão bom é ser mulher, apesar das cólicas, apesar da menstruação, apesar da sociedade nos imputar que isso é a pior coisa do mundo, mas lembre o quão forte você é, lembre de tudo que já passou e se orgulhe da mulher FODA que é!
E se ganhar flores, aceite, aceite em nome de todas que vieram antes de você e fizeram essa luta acontecer , aceite com a consciência que sim o feminismo é necessário e que essa luta são de todas nós, aceite afirmando que você é sim mulher.
Não se Kahle
E principalmente não se esqueça, todas nós somos MARAVILHAS!
Por: Raíssa Andrade
Comments