A Resistência Renasce, livro que conecta o episódio VIII e IX de Star Wars, estreou simultaneamente em vários países, inclusive no Brasil, no começo de novembro, com a promessa de revelar o que aconteceu entre os dois filmes e de certa forma prepara os fãs para o grande desfecho. Sim, ele consegue fazer isso tudo com suas trezentas e poucas páginas e melhor, consegue te deixar ainda mais ansioso para “A ascensão Skywalker”.
O livro começa exatamente de onde o episódio VIII termina, isso é excelente, pois aqueles sentimentos do final do filme são aflorados e aprofundados nessa narrativa, mostrando que mesmo com a escapatória a derrota pode ser iminente para a Resistência. O melhor de tudo é ver como cada personagem está lidando com os acontecimentos, perdas, triunfos e erros. Acho que esse é um dos pontos centrais, e o título do livro resume bem o romance, é uma história sobre a perseverança da resistência, da forma como estão se reerguendo pro confronto final. Vale ressaltar a mudança de postura de alguns personagens devido aos últimos acontecimentos, tendo como maior e melhor exemplo Leia. A forma como ela passa a enxergar sua juventude lutando com os Rebeldes, sua vida e a situação da Resistência acaba nos chocando as vezes, mas conseguimos compreender todas as suas emoções, sofremos com ela. Por outro lado, temos a figura de Rey, Poe e vários outros que ascendem a fagulha de esperança no seu coração.
Além disso, o enredo é cativante e você consegue se afeiçoar ainda mais pelos personagens das telinhas e por outros váaaarios que são apresentados nesse livro. Este é mais um ponto positivo, o livro traz muitas novidades no quesito personagem, alguns novos, outros já mencionados em outras obras e personagens clássicos da trilogia “original”. E essa é a maior riqueza da história, pessoas de diversos lugares da galáxia, pessoas imperfeitas, gerações se unindo para lutar contra o mal, mais uma vez. O mais belo é isso, é ver a ligação desse vasto universo nesse livro e ver também a efetivação dessa “passagem”, da ascensão de novos heróis, de novos líderes, de um novo tempo.
Todo amor para a escritora Rebecca Roanhorse, que estreou seu primeiro livro de Star Wars e já arrasou em níveis estratosféricos. O jeito que ela escreve é único e é muito, mas muito mesmo, emocionante. Ela realmente consegue te prender na história e te fazer ingressas nela. Fora isso, a maneira que ela conseguiu traduzir o universo de Star Wars —os vocabulários, planetas, diversas cenas e ações— em palavras é único, você consegue ver e imaginar tudo. Simplesmente incrível!
Creio que esse foi realmente o elo perfeito entre os dois filmes e é sim uma leitura obrigatória, mesmo que você já tenha assistido ao filme, vale a pena cada palavra lida. Não dá pra descrever as emoções e sensações que tive lendo, ainda mais sabendo que falta pouco para conferir o final dessa história. Só posso dizer que para os fãs assíduos nos livros de Star Wars vai ser bom, para aqueles que nunca leram um livro também. Então não perca tempo e vai ler logo, porque o episódio IX já ta ai, batendo na porta. Boa leitura e que a força esteja com você.
Comentários