top of page
Foto do escritorBatclopedia

Arquivo-x #03— Viúva negra

NATALIA ALIANOVNA ROMANOVA ou NATASHA ROMANOFF —como é mais conhecida— nasceu em Stalingrado, na União Soviética. A super espiã é graduada no Red Room (Sala Vermelha) e é uma das assassinas mais eficientes da SHIELD. Essa é a Thread da Viúva Negra!



Origem nas HQs


Natasha Romanoff foi criada pelos quadrinistas Stan Lee, Don Rico e Don Heck e teve sua primeira aparição em abril de 1964 no quadrinho “Tales of Suspense #52” (“Contos de Suspense #52”), que foi estrelado pelo Homem de Ferro. Na história dessa HQ a URSS envia dois agentes especiais para matarem o cientista Anton Vanko, um deles é Natasha Romanova. O Homem de Ferro tenta impedir, mas na última luta um dos agentes e Vanko são mortos.


Anos mais tarde Natasha reaparece em Tales of Suspense 57, onde ela é aliada de Gavião Arqueiro. A dupla é derrotada pelo Homem de Ferro e o Gavião Arqueiro desiste de sua vida de crimes para virar um herói. Depois de algum tempo, Natasha decide romper os laços com a União Soviética, pois se apaixonou por Clint Barton. Porém, ela é sequestrada e passa por uma lavagem cerebral o que a faz continuar como vilã.


Então em 1970 Natasha reapareceu no mundo da Marvel em Amazing Spider-Man 86, a revista do Homem-Aranha, desenhada por John Romita, o criador do visual mais conhecido pelos fãs, Natasha aparece ruiva e seu famoso uniforme preto. Em 1971, ela apareceu na HQ Amazing Adventures 01 a 08, em parceria com os “Inumanos”. Mas a história não fez sucesso, então a espiã foi para a HQ do Demolidor. Em 1973, a heroína ingressou nos Vingadores, na edição Avengers 111. E em 1980 ela se tornou uma agente da SHIELD.



Sua história de origem tem várias versões, na versão mais atual Natasha se tornou órfã e foi resgatada durante um ataque em Stalingrado por um homem chamado Ivan Petrovitch Bezukhov, que cuidou dela, mas também a treinou. Quando ela ficou mais velha, seus talentos foram notados pela Inteligência Soviética, conhecida como KGB, e foi recrutada em suas fileiras.


Na Segunda Guerra Mundial, Natasha foi sequestrada pela mão, que tentou fazer dela uma assassina através da lavagem cerebral. Mas, ela foi resgatada por Steve Rogers e Logan (que depois ficou conhecido como Wolverine). Durante a guerra, Natasha serviu no exército russo, onde se apaixonou por outro jovem soldado chamado Nikolai. Apesar de sua felicidade inicial, a união deles não terminou de maneira feliz. Nikolai foi morto na guerra e a filha deles conceberam não sobreviveu ao nascimento.


Após a guerra, Natasha entrou para o Programa Viúva Negra, onde garotas jovens estavam condicionadas a se tornarem agentes adormecidas. Treinada na instalação chamada Red Room, Natasha também foi aprimorada com a versão soviética do soro Super-Soldado, dotando-a de força humana máxima, maior energia, resistência a doenças e envelhecimento retardado. Natasha tem lembranças de estudar para ser uma bailarina como disfarce durante esse tempo. No entanto, porque seu psicológico foi adulterado pela KGB, não está claro se ela realmente foi alguma vez uma bailarina, ou se essas memórias foram implantadas.



Durante seus anos de treinamento ela conheceu o Soldado Invernal, também conhecido como James Buchanan “Bucky” Barnes, melhor amigo do Capitão América. Os dois tiveram um breve romance, mas foram separados pelos oficiais russos. Depois ela se casou com Alexei Shostakov, renomado piloto de testes. Foi um casamento feliz, até a KGB fingir a morte dele num teste experimental de foguetes e transformá-lo no Guardião Vermelho, a versão da URSS do Capitão América, um herói para representar e defender a nação.


O luto de Natasha fez com que ela se dedicasse ainda mais a Academia da Sala Vermelha e ela finalmente se graduou e ganhou o título de Viúva Negra. Inicialmente ela trabalhou contra os Vingadores e os Estados Unidos, mas, Natasha acabou desertando para se juntar à SHIELD e mais tarde aos Vingadores se tornando uma Super-Heroína.


Habilidades e Poderes


Natasha Romanoff tem diversas habilidades que a tornaram uma espiã incrível e que fazem com que ela seja temida até mesmo por seus aliados. Começando pelo fato de que como muitos espiões ela é fluente em muitos idiomas entre eles: Latim, Russo, Inglês, Francês, Alemão e Italiano. Outra de suas habilidades mais notáveis é a especialização em múltiplas artes marciais. Consegue realizar acrobacias em níveis olímpicos, é uma atiradora precisa, além de ser muito habilidosa em arremesso de faca.



Natasha é uma estrategista brilhante, uma comandante de campo muito eficaz e mestre em interrogatório, uma de suas táticas mais eficazes é permitir que seu alvo acredite que está guiando a conversa para que as perguntas e comentários dele forneçam a informação que ela precisa. Ela pode hackear a maioria dos sistemas de computador sem alertar firewalls e sistemas de segurança. É uma especialista em seduzir seus alvos, utilizando sua aparência para manipular homens. É treinada em espionagem, discrição, disfarce, infiltração e demolição. E também tem facilidade em se adaptar a situações complicadas.


Como dito anteriormente, graças a uma das versões bastardas do soro Super-Soldado, Natasha tem força humana máxima, maior energia, resistência a doenças e envelhecimento retardado.


Curiosidades


Não podemos deixar de falar sobre algumas curiosidades sobre a personagem, a primeira vem direto da MCU: Natasha Romanoff deveria ser interpretada por Emily Blunt, a atriz já havia acertado tudo com a Marvel, mas os horários de filmagem batiam com os do filme em que ela já estava trabalhando, As Viagens de Gulliver (2010). Depois disso a Marvel ainda considerou Eliza Dushku, Angelina Jolie e Natalie Portman (que acabou se tornando Jane Foster) antes de contratar Scarlett Johansson, que se tornou uma das figuras femininas mais notáveis do MCU. Outra curiosidade é que Scarlett amou o primeiro filme do Homem de Ferro então se esforçou para participar do segundo, ela pintou o cabelo antes mesmo de saber que havia conseguido o papel e começou a treinar seis semanas antes do início das filmagens.


Ainda na MCU, o interesse romântico de Nat deveria ser Clint Barton, isso fica evidente durante o primeiro filme dos vingadores e também em Capitão América 2: Soldado Invernal, onde ela usa um colar com uma flecha que é uma referência ao arqueiro. Porém, os planos mudaram. Natasha voltou seus interesses para Bruce Banner em Vingadores: Era de Ultron e Clint ganhou uma família.



Sebastian Stan concordou com alguns fãs que perguntaram aos irmãos Russo sobre o envolvimento dele com Natasha nos filmes, pois além de namorarem durante o Red Room, eles também ficam juntos quando ele se torna o Capitão América no arco da Morte de Steve Rogers em Guerra Civil.


No final da década de 90, no quadrinho “Inumanos Vol 2 #5”, aparece Yelena Belova, uma agente soviética treinada no Red Room, ela deveria matar Natasha e conseguir o título de Viúva Negra, mas Yelena falha em sua missão e depois, Nat faz ela perceber que estava sendo usada.



Natasha não é a primeira Viúva Negra da Marvel, mais de 20 anos antes da criação de Natasha —que se tornou a Viúva Negra mais famosa— Claire Voyant já havia aparecido na edição “Mystic Comics #4” utilizando o codinome. Isso ocorreu quando a Marvel ainda se chamava Timely Comics. Claire era uma anti-heroína que matava os malfeitores e os enviava a satanás (seu mestre). O apelido foi dado, pois ela matava suas vítimas tocando-as na testa e deixando uma marca de Viúva Negra. Além disso, Claire usava uma roupa preta com um símbolo de aranha na frente.


A última curiosidade são as inúmeras identidades que Natalia assumiu durante sua vida, as conhecidas são: Natalia “Natasha” Romanova, Nadine Roman, Nat, Tsarina, Oktober, Laura Matthers, Nancy Rushman, Black Pearl, Natalia Shostakova, Natuska, Czarina e —no MCU— Natalie Rushman.


Indicação de HQs



A primeira Indicação de HQ é “Viúva Negra — Homecoming”, escrita por Richard K. Morgan e com desenhos de Goran Parlov e arte final de Bill Sienkiewicz. As 6 edições de 2004 mostram Natasha tentando levar uma vida normal, até que ocorre uma série de assassinatos de mulheres pelo mundo e ela se torna um alvo, isso a leva de volta à Rússia. Segundo boatos, essa HQ servirá de base para o roteiro do filme que está em produção.




Outra indicação é “Viúva Negra — Origem Fatal”, com roteiro de Paul Cornell e arte Tom Raney, John Paul Leon, Scott Hanna e Matt Milla. Origem Fatal é uma minissérie de 2010 que vai tratar sobre a origem da espiã russa sem cair no clichê de ser uma história de prelúdio, ligando o presente e o passado em uma caçada incrível, Natasha começa a descobrir junto a nós mais sobre sua vida na Rússia.




Natasha é uma mulher poderosíssima, com uma história de superação incrível e merece todo reconhecimento do mundo. Esperamos que esse arquivo tenha ajudado a vocês a conhecer ainda mais essa personagem maravilhosa e despertado o interesse em conhecer ela ainda mais.


Por: Carolina Saab


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page