top of page

Arquixo-X #02— Capitão América: Steve Rogers


Capitão América é um dos heróis mais antigos da Marvel, ou melhor, ele é mais velho do que a própria editora, já que foi criado em 1940 e lançado quando a mesma ainda era conhecida como Timely Comics em março de 1941. 20 anos depois houve a evolução para Marvel.



Seus criadores, foram o genial Joe Simon e o lendário desenhista/roteirista/editor Jack Kirby, essa dupla viu na criação do personagem a chance de transmitir a vontade que possuíam de entrar na Segunda Guerra que ocorria naquela época, afinal os EUA ainda se mantinham de fora. Ele seria um super-herói patriota que carregaria as cores da bandeira americana em seu uniforme enquanto enfrentava nazistas nos campos de guerra. Não é para menos, a capa do primeiro volume da revista tem o Capitão América desferindo um murro em Adolf Hitler.Era raro um herói receber sua própria HQ, mas o sucesso foi estrondoso, chegando a vender mais de 1 milhão de exemplares em pouco tempo, algo relativamente difícil na época. Embora as coisas caminhassem bem, o sentimento pró-guerra que o herói carregava foi alvo de protestos.


Steve Rogers era um garoto frágil e fraco de origem humilde com família imigrante, que ainda tinha que assistir o pai alcóolatra e desempregado cometer violências domésticas. Porém, sua mãe, nunca desistiu de recuperar o marido, dizendo para Rogers que uma pessoa nunca desiste. Essa frase se tornou o lema inspirador da vida do herói, ainda mais quando seus pais acabaram morrendo ainda na juventude.



Em 1940, Steve se deparou com as atrocidades dos nazistas, e resolveu se alistar no exército para embarcar na guerra. Entretanto, foi prontamente recusado. Ainda possuindo saúde frágil e físico fraco, acabou por falhar nos requerimentos do exército, que por sua vez o convidou para participar do projeto Super Soldado, no qual receberia um soro administrado pelo professor Abraham Erskine com objetivo de melhorar um humano fisicamente. Sem nada a perder, Rogers aceitou se submeter ao teste. Levado ao laboratório, o mesmo recebeu injeções e ingeriu o soro, além de exposto a raios Vita. Por fim, o resultado fora excepcional, e ele havia se tornado um homem no máximo de sua eficiência física. Com força e resistência sobre-humanas, Steve havia se tornado o supersoldado que o professor almejava, porém o mesmo acabou sendo assassinado por um espião nazi, e como não havia deixado a fórmula do soro por escrito, não houve mais testes além daquele ou outros supersoldados.


Rogers começou no exército como agente de contra inteligência carregando um uniforme chamativo com as cores da bandeira americana e se tornou um símbolo heroico no qual soldados pudessem se inspirar, contra-atacando a propaganda inimiga liderada por Caveira Vermelha. Mas não demorou muito para Steve que embarcasse em aventuras de guerra sob a máscara de Capitão América, que aliás teve no jovem soldado Bucky Barnes um amigo e um ajudante nas batalhas que travava contra Caveira Vermelha.


Porém, com o fim da guerra real, as vendas caíram. No fim da guerra nos quadrinhos, Steve e Bucky tentam parar um drone armado com explosivos, e ambos são lançados em águas geladas do atlântico. Bucky foi secretamente recuperado por soviéticos, enquanto Steve passou décadas congelado, retomando a consciência no mundo atual.


Habilidades/Equipamentos


Como Steve Rogers não possui nenhum poder natural, falaremos de suas habilidades adquiridas com o soro do supersoldado, e seus equipamentos que são suas principais característica em combate, como o famoso escudo circular. Para simplificar, ele é um sobre humano, isso é, sua capacidade física e metabolismo evoluiu a tal ponto que está muito além de um humano no auge de sua força. Além de se curar mais rápido, possui maior resistência, agilidade e velocidade do que qualquer atleta no planeta.


Mas Steve não é apenas o que o soro lhe deu. Também é um líder nato, um estrategista brilhante, e por ser um militar é extremamente disciplinado e meticuloso. Seu combate é invejável, treinado em todas as artes marciais e um mestre no corpo-a-corpo.



O único equipamento de Steve que possui papel de ser uma arma é seu famoso escudo circular. Dr. Myron MacLain, um famoso metalúrgico, tenta criar um novo metal indestrutível ao combinar adamantium com vibranium a serviço do governo americano. Todavia, o cientista acaba adormecendo na bancada de seu laboratório e não testemunha como ambos metais se uniram. Sem conseguir replicar aquela fórmula, houve somente um produto final que ficou sobre a tutela do Capitão, um escudo indestrutível perfeito para defesa e ataque. Claro que com o passar do tempo houveram mudanças na origem do escudo, como o fato do Capitão ter ganhado a arma das mãos do pai de T’Challa, e a mais atual é que ele ganhou do avô de T’Challa.


O uniforme também é um equipamento altamente resistente, feito de material Kevlar que é perfeito contra fogo e perfurações, além de ter uma cota de malha de titânio sob a mesma. Steve já possuiu motocicletas e outros automóveis de tecnologia avançada para auxiliá-lo.


Curiosidades


Assim que Simon desenhou o esboço do personagem, decidiu o chamar de Super American, mas logo percebeu que já existiam muitos heróis com o nome, por isso trocou por Capitão América, que na sua visão até soava melhor. O primeiro escudo que Steve usou nas HQS tinha formato triangular, mas devido a existência de outro personagem patriota lançado por uma editora rival, chamado Shield possuir no peitoral um escudo triangular como símbolo, Simon e Kirby mudaram o formato para circular.


Capitão América não é o primeiro Vingador. Pode-se dizer que ele é o mais velho dos Vingadores originais, mas a equipe já estava montada quando ele foi encontrado no gelo, na verdade são eles que o encontram em Vingadores #4 no ano de 1964. Em um certo momento, Steve abandona seu traje para se tornar Nômade, o Homem Sem País, recusando-se a ser símbolo do governo americano que enfrentava casos de corrupção. Mas, após uma série de incidentes, considera que é símbolo dos ideais americanos e retorna à sua identidade.



Vários outros vestiram o traje do Capitão América, sem dispensar os ideais de Steve Rogers. Os mais famosos são William Nasland, após Steve desaparecer no gelo. Bucky, após Steve ser assassinado nos eventos da Guerra Civil. E Sam Wilson, após Steve se aposentar por um tempo. Além disso, Rogers já conseguiu levantar o Mjolnir, se revelando digno e considerado por Thor alguém puro de coração para realizar tal feito. No romance, suas pretendentes mais famosas são Peggy Carter no passado e Sharon Carter no presente. E teve breve relação com Feiticeira Escarlate.



Capitão América tem vasta participação em outras mídias. No cinema, sua primeira aparição foi em seriado próprio dos anos 40, no qual foi interpretado por Dick Purcell, curiosamente o ator faleceu logo após a conclusão das gravações e não viu sequer a estreia dos capítulos. Em 1990 é lançado um filme, interpretado por Matt Sallinger, porém o longa nem chegou a ir para os cinemas, sendo disponibilizado em VHS e recentemente em DVD. Depois disso, o herói só participaria em filmes animados, pelo menos até a MCU passar a produzir seus filmes. Na tv possuiu 2 telefilmes em 1979 pela emissora CBS onde Steve foi interpretado por Reb Brown. E claro, o personagem também fez várias participações em séries animadas de outros heróis, sendo um dos protagonistas na série Avengers Assemble. Nos vídeos games o herói sempre está presente nos jogos de luta ou rpg que envolve a Marvel. Mas já teve jogos próprios, como os 2 primeiros títulos para PC nos anos 80, e o mais recente em 2011 desenvolvido pela SEGA e baseado no Primeiro Vingador. Evans dublou o personagem.


Agora algumas curiosidades sobre a produção do filme que deu início a saga do Capitão América na MCU. Executivos da Disney ficaram com um pé atrás quando os produtores pensaram num filme de época, mas cederam, afinal precisavam ser o mais fiel possível a origem nas hqs. Jon Favreau foi a primeira opção como diretor do longa, mas o mesmo preferiu dirigir Homem de Ferro. Então, depois de mais alguns nomes, escolheram Joe Johnston por seu trabalho em filmes de época, como Rocketeer e O Céu de Outubro. Já para o intérprete de Steve Rogers houveram vários nomes cotados para o papel, os mais famosos são Sam Worthington, Channing Tatum, Jensen Ackles e até Will Smith. Mas a vaga ficou com Chris Evans, que aliás demorou para aceitar pelo alto número de filmes do herói no contrato. Emily Blunt recusou o papel de Peggy Carter, que ficou com Hayley Atwell, que por sua vez treinou arduamente para desempenhar um ótimo trabalho. Hugo Weaving, o Caveira Vermelha, preferiu treinar seu alemão, baseando o sotaque em nomes como Werner Herzog e Klaus Maria Brandauer.



Por fim, vamos às curiosidades de Chris Evans. O ator é sinônimo de bondade, realizando sempre que pode trabalhos de auxílio a crianças carentes e em recuperação médica. Ele é um visitante do Hospital Infantil de Boston e ativista das instituições Breast Cancer Care e Got Your 6. Evans também apoia abertamente a causa gay, lutando pela igualdade. Scott Evans, seu irmão mais novo e também ator, mais conhecido pelo papel recorrente do policial Fish Oliver em One Life to Live, novela da ABC, é assumidamente homossexual e tem total apoio do irmão. Chris também parece ter os mesmos compromissos patriotas de Capitão América, além de sempre estar espalhando amor pelo seu país nas redes sociais, também realiza várias críticas ao governo Trump, e praticamente implora para que as pessoas votem, algo não obrigatório nos EUA.



O ator já teve seu corpo físico sendo comparado à um Doritos, famoso salgadinho triangular. Quando seus colegas ficaram sabendo disso, não pararam de chamá-lo de Doritos, principalmente Robert Downey Jr, que até hoje o chama assim mesmo que o apelido tenha caído no esquecimento. Evans possui algumas tatuagens pelo corpo, muitas em homenagem a sua família, e não é para menos, sua relação com a mãe é super próxima, aliás a mesma conta que o filho amava animações Disney quando criança a ponto de até hoje saber a letra das músicas de A Pequena Sereia.


INDICAÇÃO


Estamos perto de finalizar esse arquivo, mas antes é necessário recomendar uma HQ do herói. O problema é que a lista é gigante, então para resumir um pouco e ajudar os leitores menos ávidos de quadrinhos, sugiro que leem qualquer coisa do Capitão da Marvel Deluxe. Os preços dos Deluxes são meio salgados, mas estão quase sempre em promoção na Amazon. Sem falar que o acabamento é muito bom, como por exemplo ser capa dura e papel de boa qualidade. Além do mais as histórias são ótimas, em especial O Soldado Invernal, que inspirou o filme. Sério, a HQ Soldado Invernal da Marvel Deluxe é leitura obrigatória para os fãs do Capitão América! E se puder ler algodo Mark Waid também é altamente recomendável! Além é claro das HQS envolvendo os Vingadores, como a própria Guerra Civil e Os Supremos de Mark Millar.




Bem, com isso fechamos essa arquivo. Esperamos que tenham gostado e que tenha sido útil para ajudar a vocês a conhecer, relembrar e honrar esse personagem incrível. Obrigado pela paciência, chave da vitória!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page