top of page

Arquixo-x #01—Capitã marvel

Atualizado: 30 de abr. de 2019

Capitã Marvel estreia essa semana e essa post é para você que ainda não conhece a personagem ou ainda está com aquela dúvida se vale a pena ver o filme.



Carol Danvers apareceu pela primeira vez nos quadrinhos no dia 10 de Março de 1968, na edição #13 de Marvel Super-Heroes, foi criada por Roy Thomas e Gene Colan, e a partir dessa data veio conquistando corações e ultrapassando gerações.

Desde cedo ela se mostrou guerreia, ainda mais ao se impor a desigualdade de gênero, sendo que quando seu pai se recusou a pagar sua faculdade ela se alistou no exército, aos 18 anos, como uma forma de renda extra, para poder estudar. Foi obtendo êxito em suas atividades militares e subindo de patente consequentemente, chegando a ter o título de Major. Chegou até a trabalhar na CIA e na NASA, na área de segurança pública, e também fez alguns extras como jornalista na revista feminina do Clarim diário( fãs do miranha já devem saber de qual jornal estamos falando). Sua participação nessa revista merece uma ênfase, porque através de suas discussões com o seu famoso chefe e com suas notas ela propôs debates abertos sobre o feminismo, acerca da inversão da mulher no mercado de trabalho.



Origem heroica

Mesmo sendo uma simples humana, Carol já desempenhava um trabalho notório em prol da humanidade. Mas quando ganhou seus poderes isso se tornou uma prioridade.

A história clássica diz que Danvers ganhou seus poderes quando foi atingida por uma nave alienígena do guerreiro Mar-vell. Durante a explosão ela percebeu seu corpo mudando imediatamente, decido a exposição à radiação, o DNA Kree incorporou-se ao dela e assim Carol tornou-se uma Híbrida humana-Kree.


Contudo, na quarta edição da hq "A vida da Capitã Marvel" é revelado que a mãe biológica da Carol é na verdade uma guerreira kree, tendo o nome de Mari-Ell. Dessa forma, temos que Danvers sempre foi uma Kree. Isso é revelado quando Mari-ell liuta com outro kree e logo revela a Carol que ela é "uma filha de Hala, por direito de Sangue e Luz Estelar"


Codinomes

Assim como os outros heróis Carol assumiu vários nomes ao longo de sua carreira. Inicialmente foi conhecida como Major Carol Danvers, mas foi em 77 que se popularizou quando ficou conhecida como MS. Marvel, pelas mãos de Gerry Conway. Vale ressalta que a década de 70 foi marcada pelos ativismos dos jovens, um dos mais notórios foi a segunda onda do feminismo, e com isso a sociedade dos EUA estava passando por profundas alterações, como a mudança dos Miss. Ou Mrs., termos utilizados para designar mulheres solteiras e casadas. Assim, ao associar o nome da heroína a esse termo ele também estava ligando-a ao feminismo, agora além do heroísmo a personagem iria representar "consciência elevada, auto-libertação e identidade”

Também foi chamada de Binária (quando participou de aventuras com os X-men) época em que mais teve poderes, era realmente uma estrela, uma entidade intergalática. Mas logo após perder suas habilidades intergaláticas, passou a usar o nome de Warbird.

Contudo, mais tarde, Carol resolveu voltar ao seu codinome mais famoso, Ms. Marvel e depois de altos e baixos se afirmou como Capitã Marvel, assumindo o nome de seu mentor na forma feminina.



Poderes

Já foi declarado que no MCU a personagem será a mais forte de todo o universo. Mas isso não é só nos filmes. Carol Danvers possui múltiplos poderes, além da sua habilidade como militar.


Ela possui:

-Super força/resistência a golpes e toxinas

-Voo em altas velocidades(ultrapassa a velocidade do som = 340 m/s)

-Habilidades Psíquicas

-Absorção e manipulação de energia,o que leva a capacidade de lançar explosões fotônicas

-Capacidades militares

-Treinamento Kree

Como Binária ela ainda conseguia manipular a gravidade, sendo capaz de criar calor, luz, energia e radiação, respirar no universo e ainda viajar na velocidade da luz (299 792 458 m/s)

Equipes

Carol já integrou os Vingadores, Novos Vingadores e líder dos Poderosos Vingadores. Além de ter trabalhado com os X-men, Guardiões da Galáxia, Piratas Siderais, Defensores, Supremos e A-force.


Amigos

Nem só de trabalho vive um herói. Carol agregou várias amizades ao longo de sua carreira como heroína, sendo os mais notórios: Capitão América, Jessica Drew, Jessica Jones e a Feiticeira Escarlate


ROmance's

A heroína também conquistou corações (além dos nosso) chegando a se relacionar com o Homem-aranha, Magnum e Simon Willian


Lutas

Além do feminismo a personagem carrega a história de uma superação com a luta contra o alcoolismo. Após perder alguns de seus poderes, quando era Warbird, a personagem passou por várias oscilações e não soube lidar com elas, se entregando ao álcool. Chegou a ser afastada dos Vingadores, mas Tony Stark a ajudou e com muita perseverança Carol venceu mais uma batalha.



Indicação de HQ

→Capitã Marvel: Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido e Mais "Quando assume a missão de devolver uma garota alienígena a sua terra natal, Carol vai parar no meio de uma revolta contra a Aliança Galáctica! "



Danvers simboliza força, empatia e coragem, uma heroína completa, cheia de lutas e muitas vitórias. Não deixe de conferir sua história nos cinemas, no dia 07/03, tenho certeza que vai se apaixonar.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page